Telefone

219441142 e 927552424

Horário

Segunda a Sexta, das 8:00h às 18:00h

Endereço

Av. Capitão Salgueiro Maia Nº 10 A, Urbanização Jardins do Cristo Rei, 1885-091 MOSCAVIDE

Dr. João Rolo

Dr João Rolo Magnus

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1984

Internato Geral realizado no Hospital Distrital de Vila Franca de Xira.

Em agosto de 1988, foi aceite como Clínico Geral contratado no Centro de Saúde do Lumiar, até ao termo do Serviço Militar Obrigatório, altura em que ingressou no Internato Complementar de Medicina Interna nos H.C.L./Hospital de Arroios.

Internato Complementar de Medicina Interna, efectuado nos Hospitais Civis de Lisboa, com a classificação final de 18.8 Valores (Muito Bom com distinção).

Assistente Hospitalar de Medicina Interna, do quadro do Subgrupo Hospitalar Hospital de Santo António dos Capuchos / Desterro, desde 22/01/1996 – Classificado em 1º lugar com 16,8 valores.

Consultor da mesma especialidade conforme o Diário da República 114 – 2º serie de 17/05/2002.

 

PERCURSO PROFISSIONAL

Colocado desde a conclusão do Internato Complementar de Medicina Interna no Serviço 2 e posteriormente 3 Medicina do Hospital de Santo António dos Capuchos.

Consultas hospitalares de Medicina e, de Medicina e Doenças Auto-Imunes, alem da pratica de hospital de dia destas consultas.

No âmbito da consulta de Doenças Cerebrovasculares, montou o projeto piloto de apoio domiciliário a estes doentes e, fundou a Unidade de AVC´s.

Inscrito no Colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos desde 18/02/1995, altura em que foi admitido por consenso.

Grau de Consultor em Medicina Interna desde 17 de maio de 2002.

Foi nomeado em janeiro de 1995, representante do Serviço 2 Medicina no projecto COMAQ/BIOMED II, projeto da Comunidade Europeia coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública Ricardo Jorge.

Fez parte da Comissão de Análise do Serviço de Medicina 2 do H.S.A.C.

Pertenceu á Comissão de Controlo de Infecção do Subgrupo H.S.A.C.

No âmbito da Qualidade, frequentou um curso de formação – Acção subordinado ao tema: Melhoria da qualidade dos cuidados de saúde a doentes com AVC.

 

PERCURSO ACADÉMICO

Durante o Serviço Militar obrigatório, na Escola do Serviço de Saúde Militar, foi incumbido de ministrar as disciplinas de Nutrição, Patologia Médica, Patologia Cirúrgica, Anatomia Descritiva, Fisiologia, Histologia e Embriologia

A convite do Director do Serviço de Medicina do Hospital de Arroios colaborou no ensino da cadeira de Medicina II da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Assistente da cadeira de MEDICINA 1 da faculdade de Ciências Medicas de 2003 a 2005

Assistente da cadeira de MEDICINA 2 da faculdade de Ciências Medicas desde 2005 a 2016.

Sozinho ou juntamente com colegas, apresentou mais de 80 sessões clínicas no Hospital e outras instituições (congressos, cursos, seminários,).

 

SOCIEDADES

Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, estando ainda inscrito nos:

Núcleo de Doenças Cerebro-Vasculares e,

Núcleo de Doenças auto- imunes da mesma Sociedade.

International Society and Federation of Cardiology, section on “Epidemiology and Prevention”

International Society for Infectious Diseases.

Sociedade portuguesa de cuidados intensivos

 

ATIVIDADE ACADÉMICA

ATIVIDADE CIENTÍFICA FORMATIVA

Participou como formador, nas acções de formação sobre “Acidente Vascular Cerebral “e “Prevenção e tratamento de Úlceras de Pressão “do Centro de Formação do subgrupo H.S.A.C.

Formador nas Sessões Clínicas Conjuntas do HSAC e vários Centros de Saúde sobre a Doença Vascular Cerebral , Electrocardiografia e, Doenças auto imunes.

Múltiplas participações em congressos nacionais e internacionais.

 

PUBLICAÇÕES.

Como membro da Comissão de Controlo de Infecção Hospitalar foi co-autor do livro intitulado “Prevenção e tratamento das úlceras de pressão. Também como membro da Comissão de Controlo de Infecção Hospitalar participou na elaboração do manual de controlo de infecção hospitalar do subgrupo H.S.A.C.

Varios trabalhos publicados nas revistas Pathos, Acta médica portuguesa e, Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, …

Colaborou no Jornal Tempo Medicina, Tribuna Press e Hipocrates como revisor/consultor.

 

INVESTIGAÇÃO.

Investigador principal em 3 ensaios internacionais dos seguintes fármacos:  Rofecoxibe na Osteoartrite, Alendronato de Sódio na osteoporose no homem, Olmesartan medoxomil na hta do idoso.

Top