Sobre o Cancro
O cancro é doença que engloba mais de 200 tipos de alterações, e possui como característica comum a divisão celular desordenada. Forma-se como resultado de mutações genéticas adquiridas ou herdadas. Só em Portugal, o cancro já passa os 58 mil casos, segundo a Agência Internacional de Pesquisa Cancro (IARC) — o órgão auxiliar da Organização Mundial de Saúde das Nações Unidas, que visa a prevenção e controlo do cancro no mundo. Com os dados alarmantes, o cenário é considerado preocupante para a saúde pública. Dentre os casos registados, os tipos de cancro mais frequentes são: cancro da mama e próstata, além do pulmão e estômago, como o terceiro tipo de cancro que mais mata. Numa análise por género e idade, os tipos de cancro mais comuns são: da próstata, mesmo à frente do cancro do pulmão, aponta cerca de 4 mil novos casos por ano e, assim, 1 homem em cada 6 são diagnosticados com a doença. Já nas mulheres, o cancro da mama apresenta maior risco, sendo em Portugal o mais diagnosticado nas mulheres de todo o mundo. No país são confirmados cerca de 4.500 novos casos de doença todos os anos, segundo o Portal de Oncologia Português (POP). Esta grande percentagem de casos do cancro da mama e da próstata é que justificam o surgimento de campanhas como a do Outubro Rosa e a do Novembro Azul. Estas campanhas foram criadas com o objetivo principal de informar e consciencializar a população sobre os riscos e a necessidade dos exames preventivos. Agora, é importante falar também que o cancro pode acometer em todas as idades. Os casos de cancro mais comuns em crianças e jovens de 0 a 19 anos são: leucemia, tumor no sistema nervosos central e linfomas. É uma percentagem menor se compararmos com o cancro em adultos, cerca de 3%, mas que ainda merece a nossa atenção, vigilância e cuidado. Devido a esta realidade o cancro pode ser curado, quanto mais cedo o diagnóstico for realizado. Por isso, os especialistas reforçam a importância dos exames preventivos e precoces para aumentar as hipóteses de cura. Não espere por sintomas alarmantes para procurar um médico, tenha essa prática como um hábito de check-up da sua saúde.
Importância da prevenção do cancro
O cancro é uma doença que pode se tornar um problema violento e radica. Por isso, a realização de exames para detetar precocemente é fundamental, pois, quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as hipóteses de cura e de melhores resultados durante os tratamentos. Em casos de cancro da mama, por exemplo, quando há uma avaliação e diagnóstico precoce, as hipóteses de cura são superiores a 90%. Ou seja, os exames e consultas médicas são importantes para a fundamentação preventiva no diagnóstico. E, assim, assegurando maiores hipóteses de sobrevida e bem-estar durante os cuidados oncológicos.
Exames para detetar
Sim, os exames são indiscutíveis como um método para um diagnóstico precoce. Por isso, a deteção do cancro através de exames de imagem, de sangue e até mesmo físico, como o auto exame, podem salvar. Verifique os 4 tipos de exames de imagem importantes para detetar o cancro:
-
Mamografia
-
Tomografia computorizada
-
Radiografia do tórax
-
Ressonância magnética