You are currently viewing A importância dos exames de rotina e quando fazer?

A importância dos exames de rotina e quando fazer?

Janeiro é o mês oficial das resoluções de ano novo e de desenhar novos planos para alcançar saúde, dinheiro e prosperidade durante o ano. Estes novos planos são importantes para motivar e podem servir como um incentivo para melhorar a rotina.

 

Com a correria do dia a dia, muitas vezes, a saúde torna-se uma questão secundária ou até esquecida. Quantas vezes já ignorou aquela dor de cabeça, uma fadiga ou a pontada leve no peito? Sabia que podem ser sinais importantes para alertar algum problema no seu corpo?

 

A prática de exercício físico, alimentação equilibrada e desfrutar de momentos de descanso são essenciais para a saúde, no entanto, não são suficientes. A ida ao médico e a realização de exames preventivos são muito importantes também. O famoso exame de rotina ou check-up, é uma forma de cuidar, diagnosticar e tratar possíveis doenças bem como avaliar o estado de saúde geral.

 

Por isso, a importância de incluir o check-up como uma prática anual, para cuidar da sua saúde e da sua família. Neste artigo iremos falar sobre o porquê em adicionar este hábito à rotina. Boa leitura!

 

O QUE É CHECK-UP?

Para iniciar, sabe o que significa o termo check-up? Com origem inglesa, traduz-se para o português como: revisão ou conferência – que na saúde se relaciona à avaliação da sua saúde.

Nada mais é, do que uma avaliação geral do seu corpo, na qual se inclui a avaliação física (anamnese) e o pedido de alguns exames para mapear e analisar o funcionamento do organismo, além de averiguar a existência de qualquer problema.

 

Com o check-up, é possível avaliar a saúde, orientar sobre eventuais fatores de risco, diagnosticar precocemente doenças silenciosas e incentivar a mudança para um estilo de vida mais saudável. E, assim, salvar vidas!

QUAL A IMPORTÂNCIA DE FAZER EXAMES DE ROTINA?

A importância do check-up está na análise e manutenção da sua saúde, por rotina, para alcançar uma maior qualidade de vida e, consequentemente, a longevidade com mais disposição.

Com o check-up é possível adotar um melhor plano de tratamento, no caso de identificação de alguma doença. Além disso, é possível também prever e tomar medidas cautelosas em relação a doenças que, devido a diversos fatores, temos mais tendência a desenvolver.

São muitas as vantagens que mostram a importância de realizarmos o check-up: promover qualidade de vida, descobrir precocemente doenças, reduzir as preocupações relacionadas às doenças hereditárias, prevenir enfermidades e promover autoconhecimento do nosso corpo.

NÃO PERCA MAIS TEMPO!

Não podem existir mais dúvidas na importância dos check-ups, é uma questão de prevenção e cuidado.

Como exemplo: mulheres com o cancro da mama, e homens com cancro da próstata, que adquirem o diagnóstico precoce possuem uma possibilidade de cura em até 90%. E isso torna-se possível graças a uma avaliação de check-up.

Importante recordar que o tempo entre um check-up e outro pode variar dependendo de condições tais como: problemas de saúde, história familiar e idade avançada.

Quando foi a última vez que fez um check-up? Não adie mais os cuidados com a sua saúde! Aproveite este ano novo e marque os seus exames e consultas. Conte com a Magnus Imagens para a sua saúde!

Não adie a sua Saúde! Entre em contacto connosco:

Endereço eletrónico: geral@magnusimagens.pt

Telefone: 219441142 e 927552424

Serviços – Magnus Portugal (magnusimagens.pt)

Av. Capitão Salgueiro Maia Nº 10 A, Urbanização Jardins do Cristo Rei, 1885-091 MOSCAVIDE