You are currently viewing Os tratamentos farmacológicos para a Depressão

Os tratamentos farmacológicos para a Depressão

As causas da depressão são múltiplas e podem estar relacionadas com fatores e acontecimentos adversos externos, como problemas no trabalho, em relacionamentos ou outras situações difíceis que somos obrigados a enfrentar.

Uma pertinente questão a colocar será: como irão os medicamentos ajudar-me a tratar uma depressão nestas situações?

Os medicamentos não resolvem estes problemas externos. O que podem fazer para ajudar é tratar os sintomas de depressão – como a fadiga, sentimentos de culpa, tristeza, perda de interesse e desmotivação – criando espaço para a descoberta de resoluções para essas situações difíceis. Os antidepressivos são medicamentos utilizados nas perturbações depressivas e de ansiedade. Pode também haver necessidade de, aquando do início do tratamento, ser necessária outra terapêutica adjuvante para o controlo de sintomatologia até ao início de ação dos antidepressivos, que pode demorar entre 3 a 4 semanas. Esta sintomatologia a carecer de tratamento mais imediato seria a insónia, diminuição do apetite ou ansiedade. É importante obter informações fiáveis e discutir com o seu médico as opções terapêuticas, esclarecendo quaisquer preocupações ou dúvidas que tenha em relação ao tratamento.
Texto de autoria de:
Dra Sónia Farinha-Silva Médica na Magnus Imagens Médicas Interna Formação Especializada em Psiquiatria, Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo Aluna do Mestrado em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa