Telefone

219441142 e 927552424

Horário

Segunda a Sexta, das 8:00h às 18:00h

Endereço

Av. Capitão Salgueiro Maia Nº 10 A, Urbanização Jardins do Cristo Rei, 1885-091 MOSCAVIDE

Envelheça com saúde Blog

Envelheça com Saúde

Envelhecer com saúde é uma virtude! A “velhice” não é o fim da vida – como muitos pensam – trata-se de um processo natural consequente de hábitos e escolhas de uma vida inteira.

Atualmente, 20% da população portuguesa é idosa e a previsão é que, em 2080 este número seja de quase de 40%. Neste cenário, em que a previsão é de a esperança média de vida aumentar cada vez mais, acaba por ser necessário a consciencialização social sobre os cuidados de saúde.

Assim, transformar o dia a dia em algo saudável desde criança, é envelhecer com saúde, qualidade, liberdade e paz. Por isso, não pense nas suas atitudes apenas a curto prazo, o que faz com o seu corpo hoje, será refletido no futuro.

 

PREPARE-SE PARA ENVELHECER COM SAÚDE

O processo de envelhecimento inicia-se de dentro para fora, e está relacionado com algumas perdas ou disfunções do organismo. Ao longo da vida, os nossos genes também envelhecem, definindo um limite nas divisões e multiplicações celulares, retardando a recuperação celular e, por consequência, exteriorizando os sinais da velhice. Com o passar dos anos, os órgãos acabam por ir diminuindo a sua funcionalidade.

Este desgaste natural já é notado a partir dos 30 anos, onde fatores externos tem impacto direto no envelhecimento precoce, tais como: a alta taxa de gordura, exposição solar excessiva, excesso de hormonas, são alguns dos exemplos. Isso mostra que, além do envelhecimento natural do nosso corpo, as ações do dia a dia interferem negativa ou positivamente no processo de envelhecimento.

Agir para prevenir e retardar o envelhecimento, enquanto jovens, pode contribuir muito, fazendo com que envelhecer não seja sinónimo de invalidez ou dependência do outro. Dessa forma, a prevenção é o segredo.

Verifique a seguir as nossas dicas para alcançar a longevidade com saúde!

PREVENÇÃO É CUIDADO

  1. Pratique Exercício Físico

Sim! A rotina das atividades físicas são benéficas para toda uma vida. Através desse hábito é possível manter as células musculares ativas, ter um controlo melhor da progressão de doenças, assim como aumentar a produtividade, longevidade do cérebro, reduzir o stress, ajudar na postura e na flexibilidade.

Existem ótimas opções como caminhada, corrida, bicicleta e exercícios específicos para qualquer idade. Claro, sempre orientado por um profissional para a segurança e cuidado da atividade.

O pilates é também uma excelente escolha, pois tem impacto reduzido nas articulações, fortalece os músculos e traz uma maior mobilidade.

  1. Ative o seu organismo

Lembre-se de exercitar a memória com práticas que fortaleçam o cérebro. Atividades como palavras-cruzadas, jogos de raciocínios, realizar lista de compras, ler e realizar trabalhos manuais, são essenciais. Esta é a melhor prevenção para o temido Alzheimer, na terceira idade.

Além disso, não se isole! É preciso investir nas relações sociais, participar em grupos, equipas, sair com amigos e fazer terapia com um bom profissional. Afinal, a saúde mental é parte deste processo de envelhecimento.

Para garantir a longevidade são necessários cuidados com o corpo, mente e relações sociais. Pratique o autocuidado e amor-próprio, e esteja conectado ao que lhe faz bem.

  1. Nada de excessos

Se procura qualidade de vida, aqui está uma dica: nada em excesso é bom! É indispensável o equilíbrio para alcançar saúde durante toda a jornada. Evite maus hábitos, principalmente em excesso, como: consumo de bebidas alcoólicas, tabaco, alimentação a base de fast food e o sedentarismo.

Em relação à alimentação, por exemplo, sal, açúcar, comidas industrializadas, gorduras de origem animal e fritos não podem consumidos em excesso. Estes em excesso podem trazer complicações terríveis para sua saúde, tais como, hipertensão, mau funcionamento do intestino, diabetes e colesterol elevado.

Desta forma, opte por uma alimentação equilibrada e nutritiva (com orientação de um profissional), para prevenir doenças, auxiliar a longevidade do cérebro envelhecimento com saúde. Opte pelo consumo de frutas frescas, vegetais, legumes e temperos naturais.

E não esqueça da hidratação! Repor a água perdida no dia a dia é fundamental.

  1. Qualidade de sono

Horas de sono com qualidade faz com que o envelhecimento precoce seja evitado. Afinal, nesta ação há o descanso do corpo e da mente. Evite o uso de cafeína e refeições próximo ao horário de dormir e, também, procure uma rotina de sono, deitar e levantar todos os dias no mesmo horário irá treinar o seu organismo para um funcionamento perfeito.

 

  1. Tenha bons profissionais ao seu lado

Ao longo de todas as dicas, ter a orientação de um profissional é indispensável.

Por isso, tenha bons médicos, profissionais de exercício físico, psicólogos, nutricionistas, entre outros. Eles fazem toda a diferença no processo de envelhecimento! E a Magnus está ao seu lado para garantir a sua saúde!

Conte com a unidade da Magnus Imagens Médicas para oferecer qualidade de vida e suporte para o processo de envelhecimento. Afinal, envelhecer com saúde é sempre a melhor escolha.

Como prevenir é o melhor remédio, recomendamos que faça sempre os seus exames e consultas de rotina!

Conte com a Magnus Imagens para cuidar da sua saúde!

Entre em contacto connosco:

Endereço eletrónico: geral@magnusimagens.pt

Telefone: 219441142 e 927552424

Serviços – Magnus Portugal (magnusimagens.pt)

Av. Capitão Salgueiro Maia Nº 10 A, Urbanização Jardins do Cristo Rei, 1885-091 MOSCAVIDE

Top