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Cuidados no inverno

A chegada do inverno, normalmente, é marcada pela diminuição da temperatura, baixa humidade do ar e a maior concentração de poluição. Por isso, cuidados diferenciados com a nossa saúde devem ser tomados.

Nesta época é preciso manter a temperatura do corpo controlada, além disso, ajustes na nossa rotina e alimentação devem acontecer para fortalecermos o nosso corpo e o sistema imunitário.

Nesta publicação encontrará tudo que precisa para atravessar os dias frios com a sensação de bem-estar e qualidade de vida.

 

PERIGOS DO INVERNO

Nestes meses mais frios o número casos de doenças respiratórias aumentam. Isso acontece pelo clima frio e seco, ambientes fechados e pouca hidratação, que atuam como fatores nos processos infeciosos.

Em Portugal, os problemas respiratórios mais frequentes no inverno são: gripe (influenza), covid-19, constipação, rinite alérgica, sinusite, bronquite crónica, asma, pneumonia, otite e meningite.

Grupos de risco

A atenção com a saúde de crianças, idosos, grávidas e doentes crónicos deve ser redobrada.

Para os pequenos, no ambiente escolar, devemos incentivá-los a lavar as mãos com frequência, além de tentar garantir que brinquedos e objetos estejam sempre higienizados. Desta forma asseguramos um menor risco de transmissão dessas doenças entre as crianças.

Já para os idosos, grávidas e doentes crónicos o perigo está nas complicações causadas pelas doenças respiratórias, como a pneumonia e agravamento de doenças crónicas como hipertensão e diabetes. Por terem o sistema imunitário mais fragilizado, tornam-se alvos fáceis, assim sendo, cuidados com a alimentação e higiene deveram ser prioritários.

Coração

O aumento da incidência de eventos cardíacos é mais recorrente nos meses frios. Já que nesta época os hábitos das pessoas são alterados. Ocorre frequentemente a redução da prática de exercício físico, assim como a ingestão de alimentos mais calóricos.

Além disso, o tabagismo, hipertensão arterial, sedentarismo, obesidade e stress são fatores de risco que potencializam, ainda mais, os problemas do coração durante o inverno.

Diagnóstico

De relembrar que os sintomas comuns pela chegada do inverno são muito parecidos com os de doenças desta estação. Neste sentido alertamos que só um profissional de saúde adequado poderá identificar e diagnosticar corretamente cada caso.

Deixamos algumas recomendações que podem fortalecer o seu sistema imunitário nesta estação. Verifique hábitos e cuidados para se proteger de doenças no frio.

DICAS DE SAÚDE PARA O INVERNO

O frio é um convite para ficar na cama, com preguiça e com muita comida. Certo? No entanto, invés disso, é importante sair de casa e estimular a disposição para que consigamos manter os cuidados com esta estação e assim ter mais saúde e energia.

 

#1 Pense na sua pele

Coma diminuição das temperaturas e da humidade há, consequentemente, uma diminuição na transpiração. Isto provoca uma pele mais seca e com isso, menos protegida.

A desidratação e a descamação da pele são acentuadas, não só devido à mudança climática, mas também devido aos banhos quentes e longos, excesso de sabonetes e ventos frios.

Essa combinação de fatores gera uma maior necessidade em estar atento. Para recuperar o aspeto hidratado e com brilho, siga alguns passos:

  • tome banhos mais rápidos e menos quentes;
  • use sabonetes neutros;
  • opte por creme ou loções hidratantes;

Importante: não se esqueça do protetor solar! Geralmente associamos o uso no verão, no entanto, não é porque o sol aparece de forma menos intensa, que o devemos esquecer.

 

#2 Beba mais água

Manter a ingestão hídrica é essencial! Afinal, o inverno é uma época em que a nossa sede é reduzida, resultado da pouca transpiração.

E, assim, não se bebe a quantidade de água necessária para o bom funcionamento do organismo. Além de ajudar a hidratar a pele e a garganta, nesses tempos secos.

Para não existir risco, faça o controlo do consumo de água. Beba mesmo sem sede, o seu corpo precisa!

 

#3 Mantenha uma boa alimentação no inverno

No inverno há uma necessidade de fornecer energia ao organismo humano para se produzir mais calor e, assim, manter a temperatura corporal normal.

No entanto, é aí que se deve ter cuidado:  os exageros e a ingestão de alimentos muito calóricos e pouco nutritivos é um risco para a sua saúde. Opte pelo que deixa o seu corpo mais forte e resistente contra as doenças virais no inverno.

Alguns alimentos ideais nesta época são ricos em vitamina C, zinco e ferro pela proteção do sistema imunitário. Estes nutrientes são encontrados na laranja, limão, brócolos, pimento, nozes, sementes, carne, leguminosas, couve e espinafre.

 

#4 Ventilação é aliada

No inverno ficamos em locais mais fechados e com pouca ventilação. No entanto, essa tendência de fechar todas as janelas é uma prática que deve ser evitada. Além de reduzir a ventilação do ambiente, quando há uma maior aglomeração de pessoas, o risco de contaminação viral aumenta.

Doenças transmitidas, como Covid-19, ganham força em ambientes fechados, ou seja, devemos tratar a circulação de ar como fator de proteção indispensável, necessário na sua casa, escritório, ginásios e transportes públicos.

Renove o ar dos ambientes! Mantenha, sempre, o local ventilado e arejado.

 

#5 Fuja do sedentarismo

Tenha o seu corpo em constante movimento. A prática de exercício físico é benéfica para a saúde física e mental, trazendo mais qualidade de vida através de uma rotina saudável.

Perante a estação mais fria, o exercício ajuda no fortalecimento do sistema imunitário e, também, liberta endorfinas, reduzindo a sensação de mau-humor, preguiça, ansiedade e depressão. Além disso, o treino ajuda no aumento da temperatura corporal.

Esta prática merece alguns cuidados de prevenção: esteja agasalhado, hidrata-se e alimente-se bem! Assim, com o seu dia a dia ativo, o seu corpo manter-se-á saudável durante o inverno.

 

Mais dicas para o inverno

Outras dicas saudáveis:

  • Higienize as mãos, utensílios pessoais e ambientes, para evitar o contágio viral.
  • Mantenha o sono regulado. É fundamental para manter a imunidade alta.
  • Vacine-se! Anualmente é feita a vacinação contra a gripe, capaz de proteger contra os principais vírus causadores.

A mudança de temperatura provoca algumas alterações no corpo. Por isso, mantenha os cuidados e uma rotina saudável. Para ajudar ainda mais, sugerimos ler um outro texto aqui do nosso blog, clique AQUI e veja!

Mantenha os seus exames em dia de modo a garantir o seu bem-estar.

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