Telefone

219441142 e 927552424

Horário

Segunda a Sexta, das 8:00h às 18:00h

Endereço

Av. Capitão Salgueiro Maia Nº 10 A, Urbanização Jardins do Cristo Rei, 1885-091 MOSCAVIDE

5 CUIDADOS COM A SAÚDE PARA O VERÃO Blog

5 cuidados com a saúde para o verão

Sol, praia e férias? Chegou o Verão!

 

Em Portugal o Verão chega a 21 de Junho e termina a 23 de Setembro. O país fica cheio de cor, alegria e turistas.

 

O Verão é uma época típica de férias, descanso e diversão, mas é também uma altura do ano em que o sol e as temperaturas elevadas deixam, sobretudo, as crianças, os idosos, as grávidas e as pessoas com doenças crónicas mais vulneráveis.

Com medidas gerais muito simples, como atenção à alimentação e à hidratação e manutenção de bons hábitos de higiene, é possível evitar ou minimizar os danos que as doenças mais comuns desta época possam causar na sua saúde.

 

Assim, cuidar da sua saúde e garantir o bem-estar no verão é essencial!

 

Sabe quais os cuidados que podem assegurar o seu verão? Vamos verificar algumas dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem problemas.

 

DICAS PARA O SEU VERÃO

O Verão é energia boa, sol radiante e muito cuidado. Para conseguir desfrutar desta estação quente é preciso desenvolver alguns hábitos saudáveis.

 

#1 Proteja bem a pele

A importância do protetor solar deve ser algo constante, principalmente no verão, para proteger dos raios UVB e UVA. O tão desejado bronzeado desta estação, pode tornar-se um inimigo perante a exposição ao sol.

 

O cuidado com a pele deve acontecer não só nos momentos de maior exposição solar, mas durante todo o dia. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja de 30 ou superior.

 

Deve reaplicar o protetor a cada três horas e num intervalo menor de tempo se estiver a banhos no mar ou na piscina.

 

Não se esqueça de reforçar a proteção com roupas e acessórios: chapéus, bonés, óculos de sol, roupas de manga comprida em algodão e não dispense a companhia do guarda-sol.

 

Não subestime o sol! Deve evitar a exposição solar entre as 11h e as 17h devido à elevada concentração de raios UV.

 

A falta de cuidado pode ter consequências graves, como queimaduras solares, aumento da temperatura corporal podendo provocar a insolação, em que o corpo perde água e sais minerais.

 

Fique atento aos sintomas da insolação! A insolação é uma situação que ocorre em consequência da exposição prolongada ao calor, mas em que os mecanismos habituais que o organismo tem para arrefecer o corpo falham, constituindo uma emergência médica.

 

Os sinais e sintomas de uma insolação são os seguintes:

  • Dores de cabeça intensa
  • A vítima sente-se muito quente, mas não consegue transpirar
  • Pele muito seca e quente
  • Temperatura corporal acima dos 40ºC
  • A respiração pode estar rápida e o pulso parecerá forte
  • A vítima fica confusa e pode perder rapidamente a consciência

 

Como atuar perante uma insolação:

  • Ligue imediatamente 112;
  • Leve a vítima para um local fresco, sente-a ou deite-a e dispa-a.
  • Refresque a vítima, passando água à temperatura ambiente por todo o corpo. Para tal utilize, por exemplo, uma toalha, chuveiro, esponja.
  • Verifique a temperatura, procurando que esta desça, pelo menos, para os-38,0ºC
  • A administração de medicamentos para reduzir a temperatura, numa fase inicial não funciona, porque o organismo perdeu a capacidade de perder calor pelos mecanismos habituais;
  • Monitorize o estado da vítima até as equipas de emergência chegarem. Se a temperatura voltar a subir volte a fazer o mesmo processo de arrefecimento.

 

 

#2 Hidratação

No Verão é necessária uma maior ingestão de água, com o calor há mais transpiração, o que provoca uma perda de líquidos e sais minerais.

 

Alertamos que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas provoca ainda mais desidratação no organismo. Beba bastante água, pois o álcool provoca o aumento da transpiração e a vontade de urinar com maior frequência.

 

 

#3 Alimentação

Existem alimentos que ao serem consumidos ajudam na hidratação, como por exemplo melancia, melão e ananás.

 

Com o verão o corpo tende a ficar mais lento, provocando uma digestão mais demorada. Por isso, evite comidas gordurosas e processadas que dificultem o organismo, dando prioridade a alimentos leves como frutas, sumos naturais, legumes, verduras e carnes mais leves, como frango e peixe.

 

Nesta estação fique mais atento à conservação dos alimentos, pois com o calor há a multiplicação de bactérias capazes de causar intoxicação alimentar.

 

A nossa saúde está diretamente relacionada com o que comemos. Faça escolhas saudáveis!

 

#4 Sinta-se confortável

Na estação mais quente é preciso usar roupas que contribuam para diminuir o excesso de calor. Recomendamos o uso de vestuário leve em algodão e com cores claras.

 

O conforto no verão pede por manter o ambiente arejado, com boa circulação de ar. Deixe as janelas abertas (nas horas de menor calor) e use ventoinha ou ar condicionado.

 

#5 Picadas de insetos

O verão traz consigo as picadas dos insetos. Seja de noite ou de dia, estes seres tão pequenos e atrevidos são um verdadeiro pesadelo e o calor e humidade são ideais para a sua proliferação.

 

Para além da desagradável comichão causada pelas picadas dos mais comuns como as melgas, os mosquitos, pulgas e aranhas, existem outros que podem trazer mais complicações e causar uma reação mais grave.

 

Pode evitar-se as picadas destes insetos, especialmente as de mosquito, de várias formas, tanto agindo sobre o seu próprio corpo (através da utilização de repelentes de insetos, por exemplo), como agindo sobre o ambiente externo (proteger a sua casa da entrada de mosquitos, por exemplo).

 

Adote medidas preventivas!

 

Estes são os principais cuidados que a sua saúde merece neste Verão.

 

Mantenha os seus exames em dia de modo a garantir o seu bem-estar.

Não adie a sua Saúde! Entre em contacto connosco:

Endereço eletrónico: geral@magnusimagens.pt

Telefone: 219441142 e 927552424

Serviços – Magnus Portugal (magnusimagens.pt)

Av. Capitão Salgueiro Maia Nº 10 A, Urbanização Jardins do Cristo Rei, 1885-091 MOSCAVIDE

Top